Lucro Real: Toda empresa pode optar por este regime?
No artigo de hoje vamos esclarecer qual empresa pode optar pelo Lucro Real, pois este regime tem a finalidade de coletar Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Acompanhe
O que é Lucro Real?
O cálculo do lucro real, é um pouco mais complicado e abrange a contabilidade da própria empresa, bem como os ajustes positivos e negativos da legislação fiscal.
Todas as empresas optantes deste regime têm a obrigatoriedade de apresentar à secretaria da Receita Federal os registros especiais do seu sistema contábil e financeiro.
Toda empresa pode optar pelo Lucro Real?
Para aderir este regime é necessário ter um faturamento superior a R $ 78 milhões no período de apuração, envolvendo a organização dos seguintes setores:
- Para setores financeiros: Abrangendo, instituições independentes, bancos, cooperativas de crédito, entre outros;
- Empresas que obteve lucros e fluxo de capital com origem estrangeira;
- Factoring: Para as empresas que buscam atividades de compras de direitos e créditos como resultado das vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços;
- Empresas com benefícios fiscais como a redução ou isenção de seus impostos.
O que é Lucro Presumido?
O lucro presumido é para as empresas não optantes do lucro real, tendo a finalidade de apresentar tributações menos burocráticas, sendo necessário calcular apenas dois tributos.
- CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);
- IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica).
Resumindo, toda tributação é realizada em cima da presunção com base de cálculo do IRPJ e CSLL.
Ressaltando que, para as entidades jurídicas prestadoras de serviços, encontra-se a base de cálculo de 32% ao mês para o Lucro Presumido.
Veja as alíquotas presumidas
- IRPJ : 15% para o faturamento trimestral de cerca de R $187.500,00;
- CSLL: 9% sobre qualquer valor de faturamento
- IRPJ: 25% sobre a parcela do faturamento trimestral superior a R $187.500,00.
Qual a diferença entre o Lucro Real e Lucro presumido?
A base do cálculo destes dois regimes são completamente diferentes, pois, no Lucro Real, são apurados os dados referentes às despesas e receitas, já no Lucro Presumido é calculado a partir da receita sob um percentual previamente definido que pode variar conforme o tipo da empresa.
O cálculo do lucro presumido é menos burocrático, diferente do Lucro Real que dependendo pode ser mais complexo ao exigir um controle financeiro mais eficiente.
Fonte: Rede Jornal Contábil.