Veja o que é e como funciona o modelo de Trabalho Híbrido

Veja o que é e como funciona o modelo de Trabalho HíbridoVocê com certeza já deve ter ouvido falar no modelo de trabalho híbrido, certo?

Nos últimos meses, com a presença do coronavírus no Brasil, muitas empresas se viram obrigadas a remanejar suas atividades, seja no modelo produtivo, nas vendas, nas jornadas de trabalho ou no tamanho das equipes.

E uma das mudanças que foi adotada por muitos negócios foi a adoção do trabalho remoto.

Durante vários meses, por conta da quarentena decretada no país, milhares de profissionais se viram diante de uma nova realidade de trabalho, na qual as atividades laborais antes executadas em escritórios passaram a ser realizadas dentro de casa.

Com as medidas de quarentena sendo flexibilizadas ao longo do tempo, muitas empresas voltaram a abrir as portas para que seus colaboradores pudessem retornar aos escritórios, numa tentativa de retomar a rotina que era seguida antes da pandemia.

No entanto, mesmo com a reabertura, muitas organizações são desafiadas a manter o dia a dia de trabalho fluido e, ao mesmo tempo, proteger o bem estar dos trabalhadores.

Uma das soluções adotadas por muitas empresas foi adotar o modelo de trabalho híbrido em suas rotinas, permitindo que os colaboradores trabalhem parcialmente nos escritórios e parcialmente em suas casas.

Mas como funciona o modelo de trabalho híbrido na prática?

Como as empresas podem se organizar para que seus colaboradores mantenham a produtividade tanto no escritório quanto em casa?

Quais são as melhores práticas para que os trabalhadores consigam equilibrar o trabalho e a vida pessoal?

Neste guia, a mywork vai esclarecer essas e outras dúvidas a respeito do modelo de trabalho híbrido que vem sendo adotado por muitas empresas brasileiras.

Assim, você poderá entender o que é o trabalho híbrido, bem como seu funcionamento e suas vantagens para a empresa e para os colaboradores.

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura para não ficar de fora! Vamos lá!

O que é o trabalho híbrido?

O modelo de trabalho híbrido é aquele no qual os trabalhadores alternam dias de trabalho no escritório e dias em home office ao longo da semana.

Em outras palavras, o trabalho híbrido é o que mistura o trabalho remoto às atividades presenciais na empresa ao longo de um período.

Ademais, o modelo híbrido é o regime de trabalho que dá mais flexibilidade e autonomia para que os colaboradores organizem suas rotinas.

Apesar de ter sido mais presente nas empresas brasileiras no último ano, o trabalho híbrido não é uma novidade completa, pois várias empresas que já permitiam que seus colaboradores fizessem home office antes da pandemia já estão acostumadas com esse modelo de trabalho.

Muitos profissionais e estudiosos do mercado de trabalho afirmam que o modelo de trabalho híbrido une as melhores coisas dos dois modelos de trabalho, pois permite que os profissionais realizem tarefas que exigem mais foco e concentração em casa e aproveitem as rotinas presenciais para a realização de tarefas que pedem mais socialização.

Além disso, as empresas podem organizar os períodos de trabalho das mais diversas formas: há organizações que dividem o mês de trabalho entre semanas presenciais e semanas remotas, enquanto outras determinam semanalmente quais são os dias em que o colaborador deve ir ao escritório e quais dias deve trabalhar de casa.

O que diz a CLT sobre o modelo híbrido de trabalho?

É importante dizer que, embora o modelo de trabalho híbrido traga muitas vantagens para ambas partes da relação trabalhista, a Consolidação das Leis do Trabalho ainda não engloba esse tipo de regime de trabalho, ou seja, não há um artigo específico da CLT que regulamenta o trabalho híbrido.

No entanto, as organizações podem se basear nas regras estabelecidas para o trabalho remoto para terem uma noção do que pode e não pode ser feito no regime de trabalho híbrido, já que este modelo combina o trabalho presencial e o home office.

Após a Reforma Trabalhista de 2017, o trabalho remoto passou a ser regularizado pela CLT, através da lei 13.467/17.

Além disso, a MP 927/20 foi estipulada no ano passado como uma forma de preservar empregos dos trabalhadores brasileiros e entre suas determinações também foi assegurada a possibilidade dos trabalhadores atuarem no regime de home office.

Apesar de tais fatores, é preciso que as organizações que desejam adotar o modelo de trabalho híbrido, combinando o teletrabalho e o trabalho presencial, façam um aditivo nos contratos de trabalho adicionando a modalidade de home office nos documentos, de forma a garantir a integridade e a proteção da relação trabalhista.

O aditivo, de forma geral, tem como função garantir que tanto o empregador quanto o funcionário estão de acordo com a nova jornada de trabalho híbrida, bem como com suas regras, obrigações e direitos.

É essencial que ambas partes tenham muito cuidado e esclareçam detalhadamente todos os pontos do novo contrato que será firmado, para que não haja brechas no acordo nem problemas trabalhistas.

O controle de ponto é obrigatório para o trabalho híbrido?

Como mencionamos, não há uma regra clara que obriga a empresa a realizar o controle de ponto dos colaboradores que fazem home office, uma vez que a legislação não determina uma rotina de até 8 horas diárias de trabalho para aqueles que atuam remotamente.

Isso abre brechas na interpretação das regras, o que torna possível dizer que as empresas não são, de fato, obrigadas a ter um sistema de marcação de ponto dos funcionários.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado, pois como as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a realizar o controle de ponto no regime presencial, a falta do controle de ponto para home office pode dar margem para alegações de fraudes no contrato de trabalho.

O ideal é que a jornada de trabalho dos colaboradores que tem o trabalho híbrido seja registrada com soluções de controle de ponto que permitam a marcação presencial e remota.

Isso porque, caso o controle de ponto dos funcionários seja feito tradicionalmente na empresa, os colaboradores têm direito a receber horas extras tanto nos dias de trabalho presencial quanto nos dias de home office.

No entanto, caso a empresa tenha menos de 20 funcionários e, consequentemente, não faça o controle de jornada dos colaboradores, os trabalhadores não têm direito às horas extras pelas horas que trabalharem a mais eventualmente quando estiverem em teletrabalho.

Por esse motivo e também para acompanhar os níveis de produtividade dos colaboradores, é importante que a empresa mantenha o controle de ponto para o trabalho remoto e híbrido como manteria no modelo de trabalho 100% presencial.

As vantagens de adotar o modelo híbrido de trabalho

Durante o período de pandemia, a principal vantagem do modelo híbrido de trabalho é permitir que uma menor quantidade de funcionários por dia no mesmo ambiente, o que evita aglomerações e a disseminação da doença.

No entanto, as vantagens do trabalho híbrido não são limitadas ao período de pandemia! A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as principais vantagens do modelo híbrido de trabalho:

Redução de atrasos

Como acontece com o trabalho remoto, os colaboradores não precisam gastar tempo no trânsito, o que reduz muito o número de atrasos dos colaboradores.

Afinal, trabalhar de casa dá mais flexibilidade para que o trabalhador acorde um pouco mais tarde e comece o dia no horário certo mais frequentemente.

Melhoria dos processos internos

Muitas empresas que adotam o modelo de trabalho híbrido podem se beneficiar da remodelação e otimização de processos de trabalho, uma vez que as atividades deverão ser conduzidas dentro e fora do ambiente de trabalho, misturando o online e o offline.

Quando a empresa consegue estruturar o modelo de trabalho combinando os diferentes formatos de execução de tarefas, a tendência é que a produtividade aumente e os processos se tornem mais dinâmicos tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

Diminuição de custos

Com o modelo de trabalho híbrido, há uma menor quantidade de trabalhadores no escritório diariamente, o que reduz os gastos com luz, internet, água e até mesmo com o vale-transporte que será pago aos funcionários, uma vez que a necessidade com transporte para o trabalho não será diária.

Qualidade de vida

A tendência da adoção do modelo de trabalho híbrido é que os colaboradores tenham uma melhoria na qualidade de vida, que pode ser consequência da diminuição do estresse com o trânsito, mais tempo de sono, mais tempo com a família, entre outros.

A consequência deste processo é um aumento da satisfação interna e diminuição dos índices de turnover da companhia.

Isso se dá por conta do aumento do bem-estar geral do trabalhador.

Dicas para adotar o modelo de trabalho híbrido

Você já deve imaginar que adotar o trabalho híbrido nas empresas não é um processo que acontece do dia para a noite.

É importante que haja um planejamento para que a transição se dê da forma mais prática, segura e eficiente possível.

A seguir, vamos te mostrar algumas dicas que podem ajudar no processo de migração do trabalho 100% presencial para o modelo híbrido.

  • Aposte em tecnologia: controle de ponto online, ferramentas de comunicação e sistemas de segurança de informação são fundamentais para que os colaboradores consigam transitar tranquilamente entre o trabalho feito no escritório e as atividades feitas em casa.
  • Proteção de dados: é preciso que a empresa tenha um sistema de proteção e segurança de dados para garantir que as informações acessadas no escritório possam ser acessadas de forma segura quando o trabalhador estiver trabalhando em casa também. Apostar em soluções em nuvem pode ser uma boa alternativa.
  • Acompanhamento de produtividade: seja pelo controle de ponto ou pelo cumprimento de tarefas, é importante que as métricas de mensuração de produtividade e engajamento sejam bem definidas e avaliadas, para garantir que nada está se perdendo ao longo do processo de trabalho.

Por: Beatriz Candido Di Paolo

Fonte: My Work

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